FACEBOOK

Lançamento de cultivar de banana marca aniversário

Imagem: Neuza Campelo

Imagem: Neuza Campelo

A Embrapa comemora 36 anos, mas é o fruticultor quem ganha. O lançamento da primeira cultivar de banana a receber o certificado de proteção no Brasil, foi realizado na quarta-feira (29/4) durante a cerimônia de aniversário na sede da Empresa, em Brasília/DF. A banana BRS Conquista, desenvolvida pela Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM), já agradou o paladar dos brasileiros antes mesmo de chegar às feiras e mercados. A Embrapa Transferência de Tecnologia, que ajudou a desenvolver a cultivar, promoveu testes de degustação da cultivar, inclusive com a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), e as características sensoriais – cor, aroma, paladar – foram consideradas favoráveis.

Durante a validação da cultivar em cinco estados brasileiros a BRS Conquista manteve suas características agronômicas, inclusive a resistência à Sigatoka negra, doença que há décadas arrasa plantações e o bolso do bananicultor do mundo todo. Na região Norte do país observam-se perdas de 100% da produção nas cultivares de Prata, Maçã e Terra.

O pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Luadir Gasparotto, atuou ao no melhoramento da banana e destaca que o formato do fruto lembra as características da cultivar Maçã, a preferida pelos brasileiros. Mas ressalta que a BRS Conquista tem características próprias.

O potencial da cultivar – que também oferece maior tempo de prateleira no supermercado e na mesa da dona-de-casa – já está sendo reconhecido por fruticultores locais e internacionais. Importadoras como a empresa holandesa SBW, presente em mais de dez países, aguardam apenas o lançamento da cultivar para fazê-la chegar a consumidores da Costa Rica e México, por exemplo.

Sucesso

Para uma cultivar recém-nascida, as conquistas são significativas. O segredo do sucesso precoce segundo o gerente geral da Embrapa Transferência de Tecnologia, José Roberto Rodrigues Peres, foi a atuação integrada entre pesquisa e transferência de tecnologia – que envolveu na ação vários de seus escritórios de negócios, em especial o localizado em Campinas. “Esta integração fez com que um lançamento programado inicialmente para a região Norte passasse a ter dimensão nacional”, explica.

A Embrapa vem trabalhando com o melhoramento de banana com vistas a resistência à Sigatoka-negra, desde a década de 80. Isso apesar de, no Brasil, a doença ter sido constatada em 1998 no estado do Amazonas. Atualmente o mal encontra-se disseminado por 13 estados brasileiros.

A BRS Conquista, que também oferece resistência à Sigatoka-amarela e ao Mal-do-Panamá, foi selecionada pela Embrapa Amazônia Ocidental na área experimental da Unidade de Manaus, pelos pesquisadores José Clério Rezende Pereira e Gasparotto. “Quando percebemos o potencial do material produzido decidimos alterar os planos e agir nacionalmente na etapa de validação”, conta a Supervisora de mudas da Gerência de Sementes e Mudas da Embrapa Transferência de Tecnologia, Soraya Barrios

Segundo ela, foram instaladas unidades de demonstração e validação nos estados de São Paulo, Paraná , Amazonas, Mato Grosso, Minas Gerais e Santa Catarina. “O resultado foi animador, pois ao término do período de avaliação foi comprovada a manutenção da resistência à Sigatoka-negra e qualidades como aparência, coloração e seu agradável e proeminente aroma e sabor”.

Mudas:

Os produtores interessados em adquirir as mudas da BRS Conquista devem fazer contato com as empresas de biotecnologia:

SBW do Brasil Agrifloricultura LTDA

Rodovia SP 107, Km 32, CEP: 13825-000 Holambra-SP

E-mail: connywit@sbwbrasil.com.br

Site: http://www.sbwbrasil.com.br

Telefone: (19) 3902-4041

Multiplanta Tecnologia Vegetal LTDA

Av. Ricarti Teixeira, 1364, Caixa Postal 511, CEP: 37795-000 Andradas-MG

E-mail: info@multiplanta.com.br

Site: http://www.multiplanta.com.br

Telefone: (35) 3731-1649

Mais informações:

Embrapa Amazônia Ocidental

Caixa Postal 319 CEP: 69010-970 Manaus-AM

Telefone: (92) 3303-7800 Fax: (92) 3303-7820

Site: http:www.cpaa.embrapa.br

E-mail: sac@cpaa.embrapa.br

Embrapa Transferência de Tecnologia

Telefones: (61) 9228-5853 / 3448-4522 Fax: (61) 3347-9668

E-mail: sac.snt@embrapa.br

Site: http://www.snt.embrapa.br

Valéria Costa – MTb. 15533/59/32 – SP

Embrapa Transferência de Tecnologia

Contato: 61 3448.4510

valeria.costa@embrapa.br



Voltar ao topo
cdbrasil ccet PAB online pde
WordPress
Creatives Commons